As instituições museológicas passaram por mutações ao
longo do tempo, pois durante certo período serviram para saciar a curiosidade
do visitante, apresentando-lhe algo peculiar ou ilustrativo. Após algum tempo,
entretanto, os museus passaram a atuar a favor da ciência (JULIÃO, 2006),
acarretanto no surgimento de instituições voltadas à pesquisa de ciências
naturais. O século XIX, para Bastos (2002), foi a idade de ouro dos museus,
quando se tornaram templos da cultura da humanidade e afirmação da nação,
orgulhosa de ter seu local de culto da história como símbolo da paisagem
urbana.
Como consequência da Revolução Francesa, o século
XVIII foi marcado por uma acepção moderna de museu, que se consolidou no século
XIX, através da criação de instituições com espírito nacional, imbuídos de uma
ambição pedagógica, formando o cidadão através do conhecimento do passado,
participando da construção das nacionalidades (JULIÃO, 2006). Os museus se
caracterizavam como fenômenos tipicamente urbanos, refletindo tomadas de
consciência dos valores da razão, da civilização e do Império, além do novo
espírito científico (LOPES, 2005).
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[...] os museus foram os locais
profícuos para a introdução e desenvolvimento de um saber especializado, que
propunha estabelecer a posição do homem brasileiro na escala evolutiva da
humanidade, gerindo o debate acerca da possibilidade do Brasil vir a ser um
país “civilizado”. (LANGER; RANKEL, 2015).
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Museu Nacional |
Em 1818, compondo as iniciativas culturais de D. João
VI, é criado o Museu Real (atualmente denominado Museu Nacional), composto de
pequena coleção de história natural doada pelo monarca. A respeito desse Museu,
cabe destacarmos que, no processo de sua criação, foi fundamental a relação
entre Brasil e Portugal, pois havia um envio de produtos e espécimes do Brasil
para Portugal (LOPES, 2005), como uma forma do centro tomar conhecimento sobre
as riquezas e características desse país periférico. Esse Museu atuou como
centro irradiador e de apoio às atividades de ensino formal e, conforme Lopes
(2005, p. 32), era provedor dos museus europeus, caracterizando-se como:
[...] misto de gabinete de
curiosidades e novo Museu de História Natural, possuía salas de aulas,
gabinetes para a História Natural dos reinos mineral, vegetal e animal,
gabinetes para medalhas, marfins, panos e sedas, gabinetes para pinturas e
manufaturas, gabinetes de embarcações, vestidos e armas, gabinetes para
antiguidades, biblioteca e “cozinha” para as preparações.
Destacamos também a criação de outros museus que,
assim como o Museu Real, apresentam caráter etnográfico: o Museu Paranaense
Emílio Goeldi (1866) e o Museu Paulista (1894), conhecido como Museu do
Ipiranga. Essas instituições, conforme Julião (2006), apresentavam pretensões
enciclopédicas, dedicados à pesquisa em ciências naturais, por meio da coleta,
estudo e exibição de coleções naturais, de paleontologia, etnografia e
arqueologia. Esses museus exaltavam a nação, pois celebravam suas riquezas e a
exuberância de sua fauna e flora, embora a questão da nacionalidade tenha sido
melhor contemplada pelo Museu Histórico Nacional, criado em 1922, consagrado à
pátria, à história e a representação da nacionalidade, objetivando educar o
povo (JULIÃO, 2006). Esses museus, conforme Lopes (2005), seguiam o molde
europeu de museu metropolitano e universal.
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Museu Paranaense |
Criados dentro de um “espírito nacional”, esses
museus possuíam forte ambição pedagógica, conferindo sentimento de antiguidade
à nação, atuando no processo de construção das nacionalidades (JULIÃO, 2006). O
Museu Paranaense, assunto do texto de Langer e Rankel (2015), foi criado em
1876, era privado e possuía um caráter histórico e de ciências naturais,
contendo produtos da flora provincial, amostras de minerais e outros objetos
raros. Para Langer e Rankel (2015), a instituição ajudava a fortalecer a imagem
de progresso que se desejava atribuir ao Paraná, afirmando-se como centro
cultural da província. Atuou no incentivo à produção agrícola no Paraná, bem
como nas políticas migratórias para o estado.
Também destacamos a atuação do Pedagogium (fundado em 1890), fruto da instituição da República
Brasileira, enquanto símbolo da modernidade educacional, centrando suas funções
no ensino primário, além de disseminar a criação de museus escolares (BASTOS,
2002). No Rio de Janeiro foi criado, em 1883, o primeiro museu escolar da
América Latina, em decorrência da Exposição Pedagógica. Esses museus, conforme
Bastos (2002), vinculam-se ao método do ensino intuitivo – lição de coisas, permitindo
a visualização real e concreta daquilo que era abordado nas aulas,
especialmente pensando para a capacitação de professores.
Como podemos perceber, os museus brasileiros do
século XIX eram fortemente influenciados e marcados pela presença de acervos e
práticas que remetiam à educação e à pesquisa científica, enquanto símbolos de
civilização e desenvolvimento. O país, nesse sentido, se utilizou dessas
instituições para reforçar uma imagem de nação desenvolvida e culta, seguindo o
molde dos museus europeus.
REFERÊNCIAS
BASTOS, Maria Helena Câmara.
Pedagogium: templo da modernidade educacional republicana brasileira
(1890-1919). In: ______. Pro Patria
Laboremus: Joaquim José de Menezes Vieira (1848-1897). Bragança Paulista:
EDUSF, 2002. P. 251-315.
JULIÃO, Letícia.
Apontamentos Sobre a História do Museu. Caderno
de Diretrizes Museológicas I. Brasília: Ministério da Cultura/ Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Departamento de Museus e centros
Culturais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais,
Superintendência de Museus, 2006. p. 19-32.
LANGER, Johni; RANKEL, Luiz
Fernando. A Criação do Museu Paranaense: ciência e cultura material no Brasil
Império. Revista Museu. Disponível
em: < www.revistamuseu.com.br/artigos/art_.asp?id=34320 >. Acesso em: 20
jun. 2015.
LOPES, Maria Margaret. Os
Antecedentes, a Constituição e os Primeiros Anos do Museu Nacional do Rio de
Janeiro. In: ______. O Brasil Descobre a
Pesquisa Científica: os museus e as Ciências Naturais no século XIX. [São
Paulo?]: Ed. Hucitec, 2005. P. 25-84.
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